Fraturas na Mão

O que é?

As mãos possuem uma enorme quantidade de ossos, que são responsáveis pela sustentação dos músculos e tendões que movimentam os dedos. Por serem utilizadas em praticamente todas as atividades da vida diária, tanto para o lazer quanto no trabalho, estão muito sujeitas a traumas e fraturas. Entre as fraturas na mão encontram-se as fraturas das falanges e dos metacarpais.

Imagem Fraturas na Mão

Diagnóstico

As fraturas na mão podem causar inchaço, dor, deformidades e dificuldade de mobilizar os dedos, com grande impacto na qualidade de vida. O cirurgião da mão deve avaliar cuidadosamente todo o membro afetado e buscar lesões associadas da pele, dos tendões, dos nervos e dos vasos, muitas vezes presentes junto com a fratura. Exames de imagem são fundamentais também no auxílio para o diagnóstico correto e decisão sobre o tratamento, como as radiografias, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Tratamento

A decisão sobre o tipo de tratamento necessário para cada tipo de fratura na mão passa por uma avaliação médica criteriosa e varia de acordo com o paciente, a localização da fratura (qual osso é acometido), e o desvio (deslocamento) da fratura. Muitas vezes, fraturas com pouco desvio e sem deformidades graves podem ser tratadas com imobilização e orientação com talas, gesso, órteses e outros sistemas de imobilização. Para alguns tipos específicos de fraturas ou para fraturas com graves desvios, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Conheça outras doenças relacionadas a dor na mão:

Experiência e Técnica,
Conheça nossos especialistas

Imagem Dr. Ricardo Kaempf
Dr. Ricardo Kaempf
CREMERS 23655
Imagem Dr. Leohnard Bayer
Dr. Leohnard Bayer
CREMERS 25062
Imagem Dr. Rafael Praetzel
Dr. Rafael Praetzel
CREMERS 22652
Imagem Dr. João Brunelli
Dr. João Brunelli
CRM RS 41435

Instituto da Mão

Cirurgia da Mão em
Porto Alegre

O Instituto da Mão é o fruto de uma vocação iniciada na década de 90. Ainda no período de formação na área de ortopedia , dois colegas descobriram o gosto pela área , que ainda não constituía uma especialidade médica independente. Coincidindo com o final de suas formações, a regularização da especialidade , além de várias exigências, culminava com a realização de prova teórica e prática nacional para adquirir o título de especialista, na qual Dr. Ricardo Kaempf foi o primeiro lugar, seguido pelo Dr. Rafael Praetzel. Assim começava o Instituto da Mão

Imagem Equipe Instituto da Mão

Sofre com dores nas mãos?
Agenda uma consulta com um especialista.