O Instituto da Mão

O Instituto da Mão é o fruto de uma vocação iniciada na década de 90. Ainda no período de formação na área de ortopedia , dois colegas descobriram o gosto pela área , que ainda não constituía uma especialidade médica independente. Coincidindo com o final de suas formações, a regularização da especialidade , além de várias exigências, culminava com a realização de prova teórica e prática nacional para adquirir o título de especialista, na qual Dr. Ricardo Kaempf foi o primeiro lugar, seguido pelo Dr. Rafael Praetzel. Assim começava o Instituto da Mão.

Na sequência, alguns anos depois, seguindo os passos já trilhados, Dr Leohnard Bayer, dividindo o mesmo entusiasmo com a área, também alcança o título de especialista com a colocação máxima nas mesmas provas.

Essa união teve frutos, chegando a equipe a realizar mais 1000 cirurgias anuais nos anos seguintes.

No ano de 2021, com a expansão da especialidade, Dr. João Brunelli, com ótima formação em microcirurgia de plexo braquial, entra na equipe.

Atualmente, essa equipe conta também com time de 3 fisioterapeutas de mão especialistas em reabilitação e mais de 10 colaboradores, entre pessoal administrativo e cirúrgico.

A especialidade é ampla e complexa. O bom funcionamento da mão necessita que articulações satélites como punho, cotovelo e até os nervos oriundos da coluna funcionem bem, independente da patologia (traumática, inflamatória, congênita ou degenerativa).

Além disso, com o passar dos anos inúmeras tecnologias foram se incorporando no arsenal terapêutico da especialidade, com técnicas minimamente invasivas com cirurgias percutâneas e videoscópicas, chegando , algumas , a serem realizadas com abordagens tão pequenas que podem ser fechadas com um único ponto , como a cirurgia para tratamento da Síndrome do túnel do carpo.

Essa “expertise” é dinâmica exigindo da equipe atualização contínua, que todos anos participa de congressos e laboratórios de cadáveres nos EUA e na Europa para devido treinamento.

Essa paixão levou a um dos membros, Dr Ricardo Kaempf a enveredar para área acadêmica, com vários trabalhos publicados, livro de técnicas minimamente invasivas escrito e atuando como preceptor da residência médica de cirurgia da Mão da Santa Casa de Porto Alegre.

Essa é uma breve história de o que é e de onde veio o Instituto da Mão.

Atendimento
Particular e de Convênios

Experiência e Técnica,
Conheça nossos especialistas

Imagem Dr. Ricardo Kaempf
Dr. Ricardo Kaempf
CREMERS 23655
Imagem Dr. Leohnard Bayer
Dr. Leohnard Bayer
CREMERS 25062
Imagem Dr. Rafael Praetzel
Dr. Rafael Praetzel
CREMERS 22652
Imagem Dr. João Brunelli
Dr. João Brunelli
CRM RS 41435

Sofre com dores nas mãos?
Agenda uma consulta com um especialista.