separador
Instituto da Mão - Saúde Ortopedica - Empresa
O Instituto da Mão, que possui sede em Porto Alegre desde janeiro de 2004, constituidos pelos doutores especialistas em cirurgia da mão, Dr. Leohnard Bayer, Dr. Rafael Praetzel e Dr.Ricardo Kaempf, agora inauguram uma extensão em Canoas, proporcionando aos canoenses um fácil acesso a profissionais especializados em patologias do membro superior.

Praticamente desconhecida da maiorias das pessoas, a especialidade de cirurgia da mão, não trata somente de cirurgia, um “cirurgião de mão” é, antes de mais nada, um especialista em cuidados do membro superior, diz o Dr. Leohnard Bayer. A especialidade teve início durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma vez que um soldado machucasse a mão (fraturas, ferimentos ou amputações) seria tratado por vários especialistas (ortopedista, cirurgião plástico, cirurgião vascular, neurocirurgiões). Na maioria das vezes os resultados eram insatisfatórios, porque cada especialista cuidava somente da sua área. Neste momento foi visto a necessidade de alguém capaz de tratar tudo relacionado as mãos de uma só vez, afim de reabilitar o soldado o mais rápido possível.

Então, surgiu o cirurgião de mão, um especialista capaz de tratar clínica e cirurgicamente todos as partes das mãos até os cotovelos (ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos, vasos sanguíneos, nervos e até a parte estética) Atualmente, a atuação do cirurgião de mão compreende todas as condições que se relacionam aos membros superiores.

Aqui estão algumas das patologias que o especialista de mão trata:
  • formigamentos nas mãos
  • artrites, artroses e desgastes nas articulações
  • dores no punho
  • dedos em gatilho
  • lesões no esporte (ligamentos)
  • cortes e ferimentos (lesão de tendões e nervos)
  • fraturas (dedos, punhos, antebraços e cotovelos)
  • amputações e lesões traumaticas de ponta de dedos
  • deformidades congênitas (dedos extras, dedos unidos)

No Brasil esta especialidade médica foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1982. Conforme o Dr. Praetzel, para se tornar um especialista em mãos é necessário realizar, após residencia médica em Ortopedia ou Cirurgia Plástica, mais dois anos de estudos em todas as areas médicas e cirúrgicas que envolvem os membros superiores, seguida de uma prova teórico-prática, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.



separador

Em 2003, quando os medicos Ricardo Kaempf e Rafael Praetzel realizaram esta prova, alcançaram o 1° e 3° lugares, respectivamente, dentre dezenas de cirurgiões de todo o país. Em 2005, Dr. Leohnard Bayer também ficou com o primeiro lugar nesta prova.

“Atualmente, esta especialidade está em destaque com congressos específicos no Brasil, Estados Unidos e Europa”, comenta Dr. Kaempf. O fato de trabalharmos numa equipe, permite atingirmos excelência nos resultados e também a constante atualização nos estudos.

Dr. Ricardo Kaempf estudou nos meses de novembro e dezembro de 2008 na Flórida, EUA e em janeiro e fevereiro deste ano, na Espanha, em centros de cirurgia da mão. Durante estes períodos, seus pacientes foram acompanhados pelos seus colegas, ou seja, sempre há um médico disponível. Assim, também será no Instituto da Mão em Canoas, afirma Dr. Kaempf.

O Instituto da Mão em Canoas localiza-se nas dependências da COT (Clinica de Ortopedia e Traumatologia) situada na Av. Victor Barreto, n° 3040, no centro de Canoas, atendendo a pacientes de convênios e particulares. Esse local também contará com um setor de fisioterapia especializada em reabiltação de cirurgia de mão e confecções de talas e órteses.

As consultas, avaliações, procedimentos e inclusive pré e pós-operatórios poderam ser feitos no Instituto da Mão. Cirurgias e outros procedimentos serão realizados nos principais hospitais de Porto Alegre (Santa Casa, Mãe de Deus, Moinhos de Vento, entre outros) onde já atuam estes especialistas. Se você tem dor nos dedos, mãos, punhos ou qualquer queixa realcionada a esta porção do corpo, agora, já há como tratá-la em Porto Alegre ou Canoas.